terça-feira, 23 de março de 2010

Niterói revê o seu trânsito: uma conversa sobre o futuro

Nas eleições municipais de 2008, um dos principais temas debatidos em Niterói foi a precariedade do nosso trânsito. Depois que o caos foi constatado, a Prefeitura contratou o escritório do arquiteto Jaime Lerner, especialista em trânsito e transporte, para propor soluções urgentes à cidade. O relatório apresentado contém diversas intervenções a serem feitas. Algumas delas já estão inclusive sendo implantadas. No entanto, as pessoas ainda parecem bastante descrentes.

A primeira vez que o relatório foi apresentado ocorreu numa reunião do prefeito com os secretários municipais, realizada no MAC, com a participação da imprensa. A partir dali, a mídia deu conta de falar um bocado sobre o assunto. Ainda assim, com freqüência temos recebido contato de pessoas que não conhecem o projeto e querem mais informações sobre o assunto.

Conversei com o Sérgio Marcolini, presidente da Nittrans, e concordamos em realizar uma audiência pública para apresentar o projeto à população. Seria mais uma oportunidade para esclarecer dúvidas, apresentar e ouvir questionamentos, debater soluções. O evento vai acontecer agora na próxima quinta-feira, dia 25 de março, às 20h, no Plenário da Câmara.

Como vem sendo comum em nossas atividades, vamos twittar tudo o que for acontecendo e sendo dito na audiência. Ao mesmo tempo, as pessoas que se manifestarem no Twitter também participarão pois suas contribuições serão lidas no evento.

Nosso esforço é para que o maior número de pessoas esteja presente e que o debate seja aprofundado. Aumentar o acesso à informação e o controle popular sobre os governos é apenas o primeiro passo para a democracia que buscamos.

19 comentários:

  1. Esperamos que essas mudanças realmente ajudem a melhorar a fluidez de nosso trânsito.. que é caótico.

    Embora, sinceramente, não ache que só isso irá ajudar. O problema trânsito X densidade demográfica precisa de muito mais que um bom projeto de mudanças das vias públicas...

    Deve se levar em consideração que vivemos numa cidade que cresce verticalmente de maneira demasiadamente rápida e absurda...

    Aff.. Eh neh...

    Com esperanças...

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  2. há uns bons anos, a cidade foi entregue, vendida para a especulação imobiliária, que é selvagem, e até agora, demonstra-se incontrolável. não há maquiagem que concerte o transito numa Niterói que não tem mais como alargar ruas em seus bairros mais tradicionais rumando para 100% de verticalização sem planejamento. Cada prédio, dezenas de novos carros... mais de 50 anos sem ampliação das vias.. Amigo, com sinceridade, não há esperança. Esses prédios novos todos para subir deveriam ajudar a bancar tal infra-estrutura pública - viária, esgotos, etc. Isso não acontece na proporção adequada. O que poderia melhorar custa caro: metrô, mergulhões, ciclovias, edifícios garagem em locais estratégicos e com preços decentes.. puro devaneio.

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  3. Me parece que a solução plausível é a mais simples possível : Cobrir o restante do canal da Alameda São Boaventura e fazer mais uma pista de rolamento sobre o canal, sendo reversível (nos dois sentidos), ou seja, pela manhã soma uma pista em sentido Rio e no fim da tarde muda-se o sentido e teremos 4 pistas em sentido contrário para escoar o trânsito na hora do Rush! Simples assim!

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  4. alberto santos lima filho24 de março de 2010 às 08:15

    1-aplaudir uso da rua saldanha marinho ,medida inteligente;
    2-vaiar o gargalo criado na pista de subida da av. feliciano sodre, enquanto a via de descida está permanentemente vazia, pois foi superdimensionada , a de subida fica congestionada;
    3- em razão da irracionalidade estão sobrecarregando a rua visc. de uruguai e como foi um improviso não corrigiram o asfalto da rua que está em pessimo estado, não tiveram o mesmo cuidado que tiveram com a saldanha marinho;
    4- sugiro incentivo fiscal para construção de edificios garage em pontos estrategicos(principalmente em icarai) mais recomendavel um em cada quadra, teoricamente;
    5- criação de uma central de cargas talves no antigo mercado municipal, evitando que caminhões de grande porte circulem na cidade, a distribuição seria feita por veiculos leves;
    6- alargamento e/ou criação de arterias de fuga nos entroncamentos:
    exº 22 de novembro / nornha torrezão
    largo do marrão;
    7- perimetral sobre o rio da alameda sao boaventura , objetivando trafego de automoveis , com troca de sentido pela manhã e tarde

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  5. alberto santos lima filho24 de março de 2010 às 08:24

    complementando, considero inadequada solução de mergulhão em frente hospital antonio pedro , local de alagamento

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  6. O crescimento na Região Oceânica afetou o trânsito de São Francisco e túnel onde todos os dias pela manhã os carros se afunilam no mesmo caminho. Precisa ser avaliado outro caminho para quem quer descer da Região Oceânica para Icaraí e Santa Rosa. A estrada conhecida como "Garganta" é abandonada e perigosa porque não realizar uma melhoria nessa estrada para que existam outras opções para quem vem da Região Oceânica.

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  7. não acredito que o trânsitio vá melhorar enqto continuar a pipocar tantos prédios em Niterói. Gostaria de saber quem é patrocinado pela construção civil, os vilões do urbanismo e do desordenado crescimento da cidade.

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  8. CELSO PANZA- CONSULTOR JURÍDICO24 de março de 2010 às 10:50

    POR FALAR EM TRÂNSITO, COMO PODE A PREFEITURA PERMITIR A ATIVIDADE DE BORRACHEIRO, NO MEIO DA RUA AVENIDA ALMIRANTE ARY PARREIRAS, SENTIDO PRAIA-ROBERTO SILVEIRA, QUASE CHEGANDO NA RUA LEMOS CUNHA, IMPEDINDO A FAIXA DE ROLAMENTO DA DIREITA ( SÓ TEM DUAS) PARA CONSERTO DE PENEUS EM CARROS ESTACIONADOS.FICA NO PÉ DA CONHECIDA FAVELA DA COTIA, SERIA POR PROTEÇÀO DE UM VEREADOR. BARSIL....PODE TUDO PELA TROCA DE VOTOS. E AINDA QUEREM FALAR DE MELHORIA DE TRÂNSITO....FAÇA-ME O FAVOR!!!CELSO PANZA

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  9. Não adianta tentar melhorar o trânsito se não parar de construir prédios. Cada prédio são mais carros nas ruas. A QUALIDADE DE VIDA que era uma das melhores do Brasil agora deve ser igual a de São Paulo. Vamos ter que fazer RODIZIO de carros em Niterói. Não adianta tentar fazer melhorias no trânsito se a PONTE RIO NITERÒI não suporta mais a quantidade de carro. KD O TUNEL DA REGIÃO OCEANICA ??????? SEM PEDÁGIO!!!!! KD O DINHEIRO DO PETROLEO?????

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  10. Com os recursos gastos para fazer as baias em cima do rio Alameda deveria ter investido no elevado ate o caramujo, as baias ate o momento não surtiu o efeito desejado pelo contrario o engarrafamento agora se estende ate tribobo ontem assisti uma entrevista do secretário estadual de transportes do estado onde ele diz que deverá diminuir as linhas de onibus via alameda demonstra que o estudo foi mal feito ou não se fez estudo nenhum sobre a quantidade de onibus para ter acesso as baias ou seja cinco de cada vez sem fala na quantidade de sinais que por serto deichou o transito da alamenda mais lento.

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  11. Os engarrafamentos acabarão quando as pessoas deixarem de usar automóveis como um meio de transporte individual.

    Reparem no número de pessoas por carro em um engarrafamento...

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  12. Todas e quaisquer medidas relativas a trânsito, em qualquer parte do mundo, produzem efeitos de longa duração quando se baseiam em transportes de massa e isso elimina de imediato os ônibus ou pelo menos deveria reduzí-los substancialmente. Como a PMN não deve possuir recursos para construir metrôs subterrâneos por quê não os constroi sob pilotis como aliás está em andamento em Salvador. A idéia seria construir um metrô com 3/4 vagões circulando apartir das barcas; passando pelo Gragoatá; Ingá; Icaraí;São Francisco; Charitas e retornando via Sapê; S. Rosa,Cubango, Fonseca , P. D'Areia e Barcas. Seriam cinturões em forma de 8 (oito) e utilizando-se nas interligações os micros-onibus a cargo das atuais empresas de onibus. EPara São Gonçalo: Barcas da Praça XV. Não há outra solução.

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  13. alberto santos lima filho25 de março de 2010 às 10:06

    creio que seria mais bem aproveitado o que foi feito na alameda são boaventura, inverter a solução.
    1-permanecer com os onibus na direita;
    2-manter as partadas na direita;
    3-usar as baias sem a calçada construida como alargamento da pista de rolamento paralelamente as paradas de onibus;
    4- beneficios: menor custo, pista paralela as paradas mais largas que as baias , acredito que melhoria do fluxo.

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  14. alberto santos lima filho25 de março de 2010 às 10:13

    diminuir a propaganda demagogica de que niteroi é a melhor cidade do mundo, evitando assim que gente demais venha mirar aqui.
    todos nos sabemos que pessoas são criadoras de necessidades e que a coletividade é incapaz de satisfaze-las , por diversos motivos.
    assim acontece com os paises super povoados é uma desgraça só.
    veja os exemplos da china, india, africa, etc...

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  15. alberto santos lima filho25 de março de 2010 às 16:56

    essa propaganda demagogica ainda contribuiu para tornar a populaçao de niteroi mais feia.
    até 1990 ia-se a praia de itacoatiara e de 10 garotas presentes 9 eram lindas , hoje isso se inverteu 9 são tribufú

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  16. O que vou postar aqui não tem a ver com trânsito necessariamente mas estou indignada com a quantidade de coisas que temos que pagar... moro no centro de Niterói e não posso deixar meu carro parado em frente de casa sem ter que pagar à empresa terceirizada pela prefeitura. Para conseguir a licença de moradora, existe uma burocracia daquelas bem lentas e complicadas. Além disso, a empresa terceirizada pela prefeitura funciona de 09:00 às 13h! Enfim, há muitas coisas erradas não só no tocante ao trânsito mas em relação a toda a organização do espaço pública, dos estacionamentos, da falta de segurança... ainda estamos muito no começo.

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  17. Um sonho... VLT (veículo leve sobre trilhos) em Niterói.

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  18. Concordo com a idéia de que o transporte coletivo deve ser valorizado frente ao transporte individual. Estou preparando um texto sobre isso. Vou postar aqui semana que vem.

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  19. Sobre a Alameda: Ines é morta. Viaduto já. Gargalos tem aos montes. Eliminá-los é só querer.
    Muitas construções? Chame o Mocarzel! Jorginho conhece bem. Jaime Lerner é bom, mas não é mágico. É caro seu serviço, mas muitas das suas idéias são iguais a tantas que apareceram como sugestão do povo, do cidadão que sente no dia-a-dia. Quando o Governo não quer nada acontece. Uma cidade terceirizada, a culpa fica transferida do governo para outros setores da iniciativa privada, daí reclamar com quem? O governo perde o contato e a identidade. Sobre a Alameda ganhei a aposta. O caos foi estabelecido. No lugar de solução, confusão. E falta de respeito, deixando cidadãos ao sol, sob chuva, confuso, com retiradas de linhas, ou transferências de local de parada. Povo do Fonseca de ordeiro virou cordeiro. Face a aposta bloguei no marikaa_in_foco - http://marikaakambui.blogspot.com - Felipe: uma pergunta: o PDT de Maricá parou? Parou por que?

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