quarta-feira, 7 de abril de 2010

Quando acontece uma tragédia

O Estado do Rio de Janeiro acaba de sofrer sua maior catástrofe dos últimos 40 anos. Só em Niterói, até o presente momento, são mais de 60 mortes e mais de 2000 desabrigados. São muitas as explicações físicas, geográficas e técnicas dadas pelas autoridades e pelos especialistas.

Enquanto isso, milhares de seres humanos ficam sem suas casas, sem comida, sem água, sem o mínimo de condições básicas de sobrevivência. Não é hora de lamentação. É hora de refletir e mobilizar a sociedade em torno de um único objetivo: SALVAR VIDAS!

Ontem (06/04/2010) vimos na internet uma grande cobertura espontânea de mídia e informação, nunca antes vista, através de vídeos, redes sociais, troca de e-mails e etc. Isso prova que o poder de comunicação e mobilização através dos meios de comunicação é muito grande! E que este poder, quando organizado, é capaz de produzir grandes transformações!

É preciso despertar em cada um, o sentimento mais belo que um ser humano pode ter: SOLIDARIEDADE! É preciso que cada um se coloque no lugar do seu próximo; daquele que perdeu sua casa e seus entes! É hora de despertar nas nossas crianças e jovens, o sentimento de que todos podem ajudar! E a ajuda não precisa ser muita coisa! Basta uma fralda, uma roupa, uma garrafa de água! Toda ajuda é bem vinda. Se cada um ajudar com aquilo que pode, com certeza fará a diferença para dar condições mínimas de vida às milhares de pessoas que estão nesta situação. Vamos todos ajudar!

Saiba como ajudar os desabrigados pelas chuvas em Niterói

Niterói está mobilizada para recolher doações para os desabrigados pela chuva

Desabrigados de Niterói estão sendo encaminhados para vários lugares

13 comentários:

  1. Outro dia mesmo estava comentando com minha família que Niterói não tinha um órgão como a GeoRio para atuar focadamente nas questões geotécnicas da cidade, apesar de compartilhar das mesmas característiscas do Rio, em termos de geologia e relevo. Acho que está na hora de pensar nisso... Para que novas tragédias possam ser evitadas.

    ResponderExcluir
  2. Descaso do Prefeito Jorge Roverto Silveira, que esta a frente da Prefeitura de Niteroi, acerca de 20 anos, corrobora para o agravamento da situção catastrófica em Niteroi.

    ResponderExcluir
  3. Prefeito de Niteroi, Jorge Roberto Silveira, preocupado apenas em sastifazer o seu ego, com a implantação do caminho nyemaier, esqueceu de fazer investimentos em obras de infra-estrutura, principalmente, na Regioão Oceânica de Niterói.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Você como efetivo representante de nossos anseios como cidadãos niteroienses, me pergunto por que do seu silêncio e poucas cobranças ao Sr.Prefeito e sua trupe de interesseiros e incompetentes no que diz respeito ao abandono generalizado (infraestrutura urbana, segurança, transporte e moradias)de nossa cidade? O resultado está aí, destruição, desespero, mortes, transtornos de todo tipo, abandono e perplexidade de todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Voce é um exemplo de dignidade que honra o seu mandato com responsabilidade ,ética, compromissado com a população de Niteroi.
    Nós, niteroienses estamos assistindo uma morte anunciada, já que não houve investimento em habitação,a ocupação do solo foi desordenada em areas de risco e ainda em areas de preservação ambiental.
    A região oceanica continua a margem de qq prioridade, é de dificil acesso,as obras sao escassas e quando acontecem são extremamente lentas,( vide tamandare) demonstrando a pouca importancia que essa região ocupa na escala de importancia para o governo.Há o projeto do tunel,pagando é claro! Será que contribuimos tão pouco com impostos tão elevados?Tudo isso mostra o quanto estamos despreparados, que falta educação para a nossa população de baixa renda, mas falta tambem educação para os nossos dirigentes que continuam priorizando as proximas eleições assim que assumem seus cargos, em detrimento das suas reais responsabilidades . Falta mais: ética, solidariedade e falta vergonha, quando o proprio governador vem a público responsabilizar os mortos, os desabrigados, os orfãos de uma nação, pela catastrofe no nosso estado. Me coloco a sua disposição e da nossa cidade

    ResponderExcluir
  7. Nunca é tarde para recomeçar. Acorda povo, não fique parado à espera de algo, vamos a luta, não esperem muita coisa dos nossos governantes.O povo tem que ficar de olho na verbinha que o Governo Federal, deverá enviar para a construção, reconstrução de de tudo aquilo que se foi, pena que não poderemos reconstruir aqueles que se foram.Fiquem atentos para que a verba não seja desviada para outros fins.

    ResponderExcluir
  8. PARABÈNS QUERIDO FELIPE;PELO BELO TRABALHO REALIZADO ÀS VÌTIMAS DESSA CATÀSTROFE ORGANIZANDO DOAÇOES E VOLUNTÀRIOS!!!! SE TODOS AGISSEM CONFORME VC O NOSSO ESTADO ESTARIA BEM MELHOR;POIS VC JÀ TERIA TOMADO OUTRAS PROVIDÊNCIAS CABÌVEIS!!!( FLAVIA .C.RUFINO )

    ResponderExcluir
  9. É UMA PENA , ESSA TRAGÉDIA IRÁ TRAZER UM DESGASTE POLÍTICO PARA TODO O PDT DE NITERÓI , TAVEZ IRREPARÁVEL, CLOCANDO EM RISCO TODA UMA POLÍTICA SOCIALISTA.É HORA DE TER HUMILDADE E RECONHECER QUE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO SOFRE DO MESMO PROBLEMA DA ANTERIOR ( GODOFREDO), QUAL SEJA, A FALTA DE FISCALIZAÇÃO EM TODOS OS SETORES, NA LIMPEZA URBANA, NAS INVASÕES, NA POSTURA,NO TRÂNSITO ,NOS AMBULANTES,NOS TRANSPORTES ETC...ERA ASSIM NO GOVERNO DO GODOFREDO, DAÍ A POPULAÇÃ0 DE NITERÓI TER DITO NÃO A ESTA OMISSÃO GENERALIZADA DO PODER PÚBLICO.NÃO SE TRATA DE FALTA DE DINHEIRO E SIM DE UM GERENCIAMENTO EFICAZ DOS RECURSOS DISPONÍVEIS. É PRECISO COLOCAR OS AGENTES PÚBLICOS NA RUA PARA TRABALHAR, TIRAR ESSA GENTE DOS GABINETES, PRINCIPALMENTE ESTES FISCAIS QUE NINGUÉM VÊ. ACHO QUE A ESCOLHA DO SECRETARIADO FOI INFELIZ, SEM CITAR NOMES OS CARAS SÃO FRACOS.AS DECLARAÇÕES DE DOIS DELES, DEU PENA DO JORGE, SÓ SERVIU PARA DESGASTAR O PREFEITO.TEM QUE LEVANTAR A CABEÇA E IR EM BUSCA DAQUELA PRIMEIRA ADMINISTRAÇÃO DO JORGE, ONDE POR ONDE VOCÊ ANDAVA VIA O DEDO DO PREFEITO.QUE SALDADES DO TRAVASSOS.

    ResponderExcluir
  10. Inicialmente quero parabeniza-lo pela atuação como legítimo representante de nossa cidade. Porém, hoje, exatos 24 dias depois, ainda há desabrigados alojados precariamente nas escolas (EM Paulo Freire por ex.) e centenas de crianças sem aulas!! Vamos tomar providências???Escola não é hotel nem abrigo...deixem-na cumprir sua função primordial, pensem na situação das crianças, professores e funcionários também...(http://melhorart.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  11. Quanto blá blá blá pra defender o chefe. Lamentável Filipe. Cuidado pra seu nome não ir pra vala junto com o do Jorge.

    ResponderExcluir
  12. Valeu Felipe! É muito bom ver que ainda tem alguém com sanidade no meio desse caos todo! Segue tua luta que a gente continua firme contigo!
    Abração!
    André

    ResponderExcluir
  13. Maricota, o prefeito está criando um órgão chamado Geo-Nit que vai funcionar mais ou menos como você falou. Foi proposta minha inclusive, que enviei através de ofício.

    Aos anônimos, só preciso dizer que o único chefe que possuo é a população que me elegeu. O prefeito é um companheiro no qual deposito minha confiança.

    ResponderExcluir